Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

SEMANA DA PÁTRIA


No dia 1º de setembro, é o dia que começam as comemorações da Semana da Pátria que tem seu apogeu no dia 7 de setembro, data que comemoramos a Independência do Brasil.
                                             História da nossa "Independência":

Denomina-se Independência do Brasil ao processo que culminou com a emancipação política do nosso país do reino de Portugal, no início do século XIX.
Oficialmente, a data adotada é 7 de setembro de 1822, quando ocorreu o episódio do chamado Grito do Ipiranga. Segundo a história oficial, às margens do riacho Ipiranga, hoje de São Paulo, o Príncipe Regente D. Pedro, bradou perante a sua comitiva: Independência ou Morte!.

A moderna historiografia em História do Brasil, afirma que o início do processo de independência se deu com à chegada da Corte Portuguesa ao Brasil, no contexto da Guerra Peninsular, a partir de 1808, quando a Corte Portuguesa transferiu-se para o Brasil, fugindo das tropas de Napoleão Bonaparte. O regente Dom João VI abriu os portos do país, permitiu o funcionamento de fábricas e fundou o Banco do Brasil. O país tornou-se, em 1815, Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Em 1818, Dom João VI foi coroado rei.
Três anos depois voltou para Portugal, deixando seu filho mais velho, Dom Pedro, como regente do país.
A Independência do Brasil marca o fim do domínio português sobre o Brasil: a conquista da nossa autonomia.
D. Pedro, o então príncipe regente, recebeu uma carta da Corte de Lisboa exigindo sua volta para Portugal. Por muito tempo os portugueses insistiam pois queriam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impediria essa façanha.
Dom Pedro não concordava com a atitude de Portugal e assim que recebeu a carta respondeu: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico". Esse pronunciamento ficou caracterizado como o Dia do Fico e foi realizado em 9 de janeiro de 1822.
Depois do dia do Fico, D. Pedro começou a tomar providências para que a Independência de fato acontecesse.
D. Pedro Convocou Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino e determinou que nenhuma Lei de Portugal seria colocada em vigor no Brasil. Além do mais, o povo também lutava por Independência.
Após várias medidas, D. Pedro viaja para Minas e São Paulo, acalmando a sociedade que estava preocupada com os novos acontecimentos que poderiam causar alguma instabilidade social. Durante esta viagem, recebe nova carta que anula a Assembléia e exige volta imediata do príncipe.



                      

Postado por Beth Cruz. 

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

RECICLAGEM




 Os ciclos da natureza são processos de reciclagem constantes para manter o equilíbrio nos ecossistemas. Faz sentido, então, pensar que o homem pode se apropriar deles para conceber estratégias e viabilizar essa harmonia", diz Rosely Imberom. Essa ideia tem impulsionado a pesquisa acadêmica e industrial para que o lixo seja usado como uma matéria-prima para gerar novos materiais, com mais qualidade ou preços melhores.
"Além de levar esse conhecimento à turma, é importante que o professor revele que essa é uma maneira de preservar vários recursos naturais", diz Paulo Sérgio Bedaque Sanches. Percebendo a utilização que materiais como esses em produções em escala, a turma compreende que reciclar é mais que usar vidros de molho de tomate como porta-caneta. É agregar valor a produtos tradicionais e criar novos, o que preserva a natureza, faz a economia crescer e a sociedade viver melhor..



SE LIGA NO MEIO AMBIENTE!!!


Pense nisso...
Se cada brasileiro plantar uma árvore, serão 190 milhões de árvores a mais por ano no país. Se o mundo todo plantar, serão 6,5 bilhões. Uma árvore em crescimento absorve mais dióxido de carbono da atmosfera do que emite, reduzindo os gases responsáveis pelo aquecimento global.
A Água é um recurso natural que deve ser preservado, e a desigualdade em reação à disponibilidade é visível em muitos pontos do planeta, assim, o especial sobre água mostra a importância e como utilizá-la de forma adequada. A preocupação com as questões ambientais aumentou muito depois dos cientistas alertarem sobre os perigos do Aquecimento Global e esse especial tem como objetivo esclarecer sobre o assunto. Como o aquecimento global influencia diretamente sobre o clima, contribuindo para ocorrência de catástrofes, como os tsunamis, é importante conhecer sobre oClima e o Tempo, e também já disponibilizamos um material sobre o assunto. Quando se fala sobre o meio ambiente, não podemos esquecer dos seres vivos mais frágeis, que ainda estão sujeitos à falta de consciência do homem e precisam ser protegido, e para refletirmos mais sobre o tema elaboramos alguns especiais sobre: Animais em Extinção, Biodiversidade, Ecologiae Florestas do Brasil.
Uma das atitudes mais simples que podemos ter é encaminhar o lixo da melhor forma pensando no meio ambiente, assim, o especial Lixo no Lixovai ajudar a entender como podemos contribuir neste sentido. Como há coisas que podem ser aproveitadas por mais tempo antes de ir parar no lixo, preparamos também dois especiais interessantes sobre Reciclagem eBrinquedos Reciclados.
Dessa forma é impossível fugir da responsabilidade de cuidar do meio ambiente, não é mesmo???


quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Você sabia que golfinhos usam habilidades especiais para conseguir comida?
Você certamente já ouviu falar que os golfinhos são muito inteligentes, mas sabia que esses animais apresentam estruturas físicas sofisticadas e muita habilidade para capturar suas presas?
Os golfinhos usam a ecolocalização, ou seja, eles emitem sons que se propagam na água e, ao atingirem algo, retornam para eles, indicando que devem seguir determinado caminho. Em geral, esses sons localizam peixes dos quais os golfinhos se alimentam e são tão eficientes que sinalizam a presença de uma presa.
Fora a ecolocalização, golfinhos têm um superouvido capaz de localizar outras espécies, como corvina que emitem um "ronco". outra surpresa é a presença de um mecanismo especial em seu rosto (que é como os especialistas chamam a parte mais fina de seu focinho). Essa parte de seu corpo é muito sensível, capaz de detectar campos elétricos emitidos pelos peixes. É interessante saber, que além de utilizarem técnicas variadas para capturar suas presas, os golfinhos usam seus dentes apenas para prender ou partir o alimento, nunca para mastigar.
Texto: Lucas Milmann de carvalho
revista: Ciências Hoje