Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

PROJETO RODA DE LEITURA



ESCOLA 12 DE OUTUBRO E ENTIDADE FILANTRÓPICA CASA DA AMIZADE A.S.R. (ASSOCIAÇÃO DE  SENHORAS DE ROTARIANA) EM CONSONÂNCIA RESGATANDO ATRAVÉS DA LEITURA E A ESCRITA, QUE É A CHAVE QUE ABRE AS PORTAS PARA O MUNDO CULTURAL E INTELECTUAL VALORIZANDO O SABER.


                                                     ESTADO DE MATO GROSSO



SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

ESCOLA ESTADUAL “12 DE OUTUBRO”






“PROJETO “RODA DE LEITURA”
Construindo Saberes
E
Projeto Novas Gerações





Mirassol D`Oeste/MT

RELATÓRIO

Metodologia do projeto “Roda de Leitura”

Para formar leitores competentes e escritores eficazes é necessário que a leitura tenha início nos princípios pedagógicos na creche e na pré-escola, pautada na prática de educação voltada para o infantil: jogos e artes; leitura de imagem, brincadeiras, música e expressão corporal, buscando firmar sempre a  identidade da criança no espaço escolar, familiar e social.
Nas séries iniciais o trabalho é desenvolvido com a participação efetiva do professor no desenvolvimento das estratégias de leitura.
Exemplo - o professor de 1ª série escolherá uma história ou livrinho (poesia, fábula, conto, charge, vídeo,  etc.) para apresentar na sala de aula. Sendo que o primeiro passo é a pré-leitura, ela deverá acontecer a partir do título do texto. Nesta sondagem do saber empírico do aluno a respeito da temática, o educador deverá incentivar a participação do mesmo. Posteriormente a esta discussão, o professor deverá deixar o aluno entrar em contato com o livro, imagens para depois contar a história, após, pedir aos alunos  uma produção, seja ela um desenhe, em uma folha de papel, o que entenderam da história, deixando a imaginação das crianças fluírem de maneira natural. Este material servirá para culminância do projeto que pode ser uma oficina de leitura, um portfólio , uma amostra de teatro, etc.
Vamos tomar como exemplo de estratégia para o Ensino Fundamental 2 o trabalho desenvolvido na 3ª fase do 3º ciclo (8ª série).


Exemplo - o professor pedirá ao aluno para escolher um livro (poderão ser trabalhado outros gêneros tais como: fábulas, poesia, mitologia grega, histórias em quadrinhos, charge, crônica, propagandas, anúncios, receitas culinárias, etc.) que irá desenvolver no projeto, após ter escolhido o livro e trabalhado a parte teórica,  fazer as várias metodologias de leitura, orientando previamente o aluno quanto ao tipo e gênero (narrativos, descritivos, injuntivo poéticos, anúncios, bilhetes, quadrinhos, etc.)., foco narrativo, tempo cronológico, espaço, relação de causa e conseqüência, repetições de termos e ideias, implícito e explícito, inferência quando necessária, coesão e coerência, clímax, enredo, tempos verbais, variedades lingüísticas, intencionalidade e juízo de valor emitido pelo narrador.
Para que aconteça uma interpretação bem sucedida é necessário também observar o significado das palavras: sinonímia, antonímia, polissemia, homógrafas, homófonas, parônimas, denotação e conotação. O aluno deverá anotar tudo no caderno do projeto, após ter feito isso, o professor deve pedir aos educandos para trocar os livros já lidos. Repetir a metodologia usada no primeiro, e assim segue sucessivamente até todos os participantes, em um circulo de leitura e troca, ter rodado e lido todos os textos. Sendo que a cada livro lido, debater sobre as diferentes visões dos alunos que leram as histórias, sempre buscando reafirmar os traços interpretativos encontrados nos textos, fazer as inferências, buscando as marcas citadas no parágrafo anterior.


Outra preocupação do projeto está voltada para a ortografia, principalmente as reformas  que aconteceram recentemente.
Entre a proposta principal, que é a leitura reflexiva, mostrar aos alunos que a maior parte das histórias tradicionais prima pela clareza e pela nitidez da estrutura narrativa, bem como pela definição das personagens.
Para não existir grandes obstáculos à compreensão, deverá realizar no projeto  trabalhos do tipo: 
  •  treino de reconto oral
  • treino de reconto escrito
  • treino de resumo (resumos de várias dimensões)
  • dramatizações
  • ilustrações feitas individualmente ou em grupo 
  • Histórias em quadrinho e charge
Porém, o importante é fazer a roda girar e todos participarem  das produções de leitura de maneira dinâmica, ou seja, fazer fluir uma leitura atraente em todos os espaços, aulas, disciplinas, não deixando oportunidade para o aluno não querer ler, interpretar e recriar vários textos durante o ano letivo. É participar e aprender divertindo, sem nenhuma outra alternativa.
Uma importante parceria para ensinar o aluno a gostar de ler
O projeto roda de leitura teve início na escola 12 de Outubro há sete anos e já trouxe resultados positivos para o aprendizado, pois, a escola foi no ano de 2010 a primeira no IDEB no município de Mirassol D`Oeste/MT  e terceira no Estado de Mato Grosso.
Para contemplar esse trabalho veio de encontro o Projeto “Nova Geração” proposto pela ASR (casa de  amizade)  formando uma junção na tentativa de promover e incentivar a leitura e escrita na escola, pois, ambas sabem da importância que é ensinar o aluno ler e produzir textos com eficiência, sabem que  só através da leitura  o professor consegue levar o aluno a viajar por mundos desconhecidos, vivenciar  aventuras imagináveis, e além disso, prepará-los para o mundo real e competitivo que os esperam no futuro.
São trabalhos como este que transforma a sociedade e dá oportunidades de o educando  vivenciar  a prática da cidadania, o sucesso profissional, social e intelectual, colocando-o como ser pensante e participante  nos exercícios de valores para uma transformação na relação humana.
Esta prática provoca a interação, empatia, tolerância, maior envolvimento com o fortalecimento da amizade, o respeito, a capacidade de perdoar, está  no ato da leitura a reafirmação em formar cidadãos críticos e autônomos embasados em tais valores.
Para complementar o projeto “Roda de Leitura” a escola promove “a campanha do livro”, essa prática em junção com os livros adquiridos pela escola, e enviados pelo governo resulta em um acervo  com 3 mil 477 livros, além de gibis e a coleção enciclopédia Barsa. A arrecadação da campanha é de aproximadamente 100 a 120 livros ano, uma ajuda considerável para manter a biblioteca com um acervo que possibilite aos 399  alunos (crianças e adolescentes) a participar de uma leitura diversificada e atraente.
Portanto, a campanha da ASR de Mirassol D’Oeste   vem  confirmar a importância do Projeto Roda de Leitura na escola, dois trabalhos embasados num mesmo propósito que é acabar com a fama de que o Brasil é um país que não lê, coisa do passado, pois há muitas pessoas lutando em prol de um mesmo intuito; ensinar a criança a gostar de ler, isto é, fazer leitores.



quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Leitura na Biblioteca


A biblioteca é um lugar que oferece condições necessária a diferentes aprendizagens, inclusive a leitura, com importantes instrumentos para a formação dos leitores. A professora Ana Paula foi conferir com os alunos da 6º ano B, com uma leitura diferenciada.... 



segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A importância da Leitura....

Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. "Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores".A leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. A proximidade com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático. Ler também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras.
 Então, o que está esperando? Veja nossas recomendações e estimule seu filho a embarcar na aventura que só o bom leitor conhece.

Márcia Tim, professora de literatura 




                                                            O plantador de árvores 
Um rei seguia pela estrada com sua comitiva, quando viu um homem velho plantando uma arvorezinha.

Achou aquela atitude muito estranha, já que a árvore demoraria em crescer e, quando pudesse dar frutos, o velho, na certa, não estaria mais lá para aproveitar.

E então, o rei perguntou ao velho plantador de árvores por que insistia numa tarefa tão inútil. Ao que o homem respondeu:

- Fico feliz em plantar, mesmo não sendo eu quem vai colher. Não estamos aproveitando hoje as árvores que foram plantadas há muitos anos? Plantar é o que importa. Não o colher.

O rei considerou sábia a atitude do homem e, comovido, entregou um saco com muitas moedas de ouro como prêmio à sabedoria do plantador de árvores.

E ele agradeceu assim:

- Viu como são as coisas? Eu mal acabei de plantar e já estou colhendo frutos valiosos.
“O plantio é opcional, mas a colheita é obrigatória. Por isso, tenha cuidado com o que planta”. Pense nisso......
- Pensamento Chinês

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Livro Novo,,,,,

Continuação do livro Sussurro........

CRESCENDO
A vida de Nora Grey ainda está longe de ser perfeita. Sofrer uma tentativa de assassinato não foi a melhor das experiências, mas, pelo menos, Nora ganhou um anjo da guarda: Patch, que de angelical não tem absolutamente nada. Ele é lindo, irresistível, misterioso e está com ela. O problema é que ele sido cada vez mais evasivo, e, o pior: parece muito interessado na grande inimiga de Nora, Marcie Millar. Não fosse isso,  Nora jamais teria notado Scott Parnell, velho amigo da família que aba de voltar para a cidade. Ainda que Scott a deixe furiosa na parte do tempo, é impossível não se sentir atrida. Lá no fundo, porém ela tem certeza de que ele guarda um segredo.....

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Livros Novos.............




O Despertar
O primeiro livro introduz o leitor à Elena Gilbert, uma bela e popular estudante do Ensino Médio da pequena cidade de Fell’s Church, em Virginia, e seus amigos: Bonnie, Meredith, Matt, e Caroline – uma velha amiga de Elena que agora compete com ela.
Quando começa seu último ano, Elena persegue o novo e misterioso cara, Stefan Salvatore. Stefan resiste em conhecer Elena e sua determinação com satisfação, e ocasionalmente ela descobrirá seu segredo: Stefan tem séculos de idade, e é um vampiro. Enquanto Elena e Stefan estão apaixonados, estranhos acontecimentos começam a acontecer na cidade e um sombrio e sedutor estranho aparece para Elena.
Ocasionalmente Elena aprenderá que aquele estranho é o irmão mais velho de Stefan, Damon. Na Itália Renascentista, os dois irmãos se apaixonaram por uma jovem vampira chamada Katherine, que mais tarde cometeu um suicídio depois dos dois irmãos se voltarem contra si quando ela optou em ficar com ambos, como amantes e trocadores de sangue. Completamente com raiva, os dois irmãos matam um ao outro, mas acordam como vampiros.O Despertar termina com Elena procurando por Damon, por acreditar que fora ele o responsável pelo sumiço de Stefan depois da população da cidade acreditar que ele seja o assassino dos últimos acontecimentos. E isso só continua no segundo livro, O Confronto.

O Confronto

O segundo livro pega de onde O Despertar termina, com um buraco onde Damon está tentando ganhar o afeto de Elena e Stefan luta pra sobreviver. Quando Stefan desaparece, Elena procura por Damon e o confronta no cemitério.
Elena e seus amigos acham Stefan em um poço, quase morto, e Elena salva-o dando-lhe um pouco de seu sangue. Elena também troca sangue com Damon. Embora contrariada, ela encontra-se entre os dois irmãos assim como Katherine há séculos. Enquanto espera por Stefan em uma noite, Elena sente-se como se uma presença estivesse fazendo uma tempestade ao seu redor, e freneticamente ela tenta fugir pela travessia da ponte sobre um rio. O carro de Matt – quem a emprestou-lhe – vira para fora da estrada e para o rio, e então Elena se afoga. O Confronto termina com a revelação de que ela teve sangue suficiente de ambos irmãos dentro de si, pois ela se torna uma vampira após sua morte.




A Fúria 


O terceito livro trata de Elena com sua adaptação ao vampirismo, bem como a sua confusão entre os dois irmãos. Embora tenham que ficar fora do caminho da cidade por causa do novo vampiro caçador, Stefan, Damon, Elena e os amigos dela terão que perquisar sobre a sombria presença que tem ultrapassado a cidade e que também é suspeita por estar por trás da morte de Elena.
Finalmente eles descobrem que esse tal "poder" é Katherine, que falsificou seu próprio suicídio séculos atrás. Agora ela está determinada a se vingar dos dois irmãos por terem esquecido dela e terem se apaixonado por Elena. Ela planeja matar Elena e os irmãos Salvatore, enquanto também planeja disparar Fell’s Church e todos os outros para o mesmo fim.

Reunião Sombria
O quarto livro começa seis meses após a morte de Elena. Este livro é contado à partir do ponto de vista de Bonnie. Em uma festa de aniversário surpresa à Meredith, Bonnie e Caroline (juntamente com mais três amigas da escola) contatam Elena usando um tabuleiro de Ouija.
Elena avisa-lhes que todos da cidade estão em perigo. Ela diz que elas precisam chamar alguém, mas é interrompida, presumivelmente pelo espírito malígno, antes de dizer-lhes o resto. Antes de todas as meninas conseguirem sair da casa, uma delas é jogada pela janela do segundo andar e morre. Outra das garotas se torna insana após esse acontecimento.
Com a ajuda de Matt, Bonnie e Meredith executam um feitiço para chamar Stefan, e ele aparece à cidade com Damon. Os cinco trabalham para achar a origem do mal na cidade. A origem é Klaus, um vampiro muito antigo que transformou Katherine, a vampira que transformou Stefan e Damon. No final, depois da batalha que levou Stefan à beira da morte, Bonnie chama Elena para ajudar. O exército de espíritos é liderado por Elena, e ela é capaz de ajudar Stefan e Damon à derrotar Klaus.Então, Elena é trazida de volta dos mortos, mas ela é muito mais humana agora. Elena e Stefan se abraçam e tentam se conciliar com Damon, mas ele se transforma em corvo e voa longe.

Anoitecer 

O quinto livro começa com Elena voltando dos mortos. Ela volta do além com poderes humanos, o que faz seu sangue pulsar com uma força esmagadora e única, sendo irresistível para todos os vampiros.
Stefan está convencido em manter Elena segura e pretende deixar Fell’s Church. Damon, porém, é impulsionado por um desejo insaciável de poder, e quer que a Elena como sua princesa. Quando Stefan é afastado de Fell’s Church, Damon tenta convencer Elena que ele é o irmão que ela deveria ter escolhido, mas a escuridão está infiltrando a cidade e, agora Damon que sempre foi o caçador, está sendo a caça.Ele é a presa de uma criatura maléfica que pode possuí-lo à vontade que deseja não somente o sangue de Elena, como também sua morte.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Dia internacional da Mulher

                                      Mulher Moderna


        Ser mulher não é uma tarefa fácil, pois exige muito mais que força, exige sabedoria, amor, compreenção. A mulher moderna não  possui só estas qualidades, mas, ela possui muitas outras, por isso vem ganhando espaço no meio que antes era do homem. Mulheres que eram simples donas de casa, submissas aos seus maridos e filhos, agora ocupam grandes cargos, muitas vezes invejadas por sua capacidade e inteligência de administrar, não só na área profissional, mas na vida em geral, na religião, na beleza, sabedoria e poder, mulheres que vem ganhando espaço e transformando comportamentos e o olhar da sociedade.
Onde antes era fragilidade: agoara é força e agilidade.
Onde antes era sonho: agora é realidade.
Medicas, advogadas, executivas, empresárias, artistas, esportitas, e educadoras...As quais, mostram que tem capacidade de vencer qualquer obstáculo sem perder a sua essencia.
“ Temos nossos direitos e desejos, lutamos por tudo ou contra tudo que nos impecamos de crescer. Afinal somos mulheres mães da humanidade.”

Alunas: Luana, Francielly e Dayane Tolló.
Professora: Fátima Borges.