Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

ACABARAM DE CHEGAR


                                                              CIDADE DOS OSSOS

Cidade dos Ossos conta a história de Clary Fray, uma garota com 15 anos que topa com Jace, Alec e Isabelle; o incrível é que só ela os enxerga e Simon – seu melhor amigo e fã – não vê nada.
Clary seria a típica adolescente americana – rebelde, frequenta boates, tem seu próprio prazes pessoal (no caso dela, o desenho e pinturas), etc – e depois de uma briga com a mãe a vida dela muda muito rápido e fica muito diferente, também. Ela conhece então os Caçadores de Sombras – Jace, Isabelle e Alec, que são Nephilins (filhos de humanos com anjos) – e descobre que também é uma, mas sua mente foi apagada por algum feiticeiro poderoso. A missão desses Caçadores e tirar todo demônio – vampiros, lobisomens, monstros, renegados – que encontrarem da Terra e dar um jeito de eles ficarem quietos no Submundo mas depois do sumiço da mãe de Clary, o que mais importa é encontrar o sumido e desejado Cálice Mortal, que transformaria humanos em Caçadores de Sombras – que estão quase “extintos”. Até aí tudo bem, encontrar o Cálice, não fosse Valentim – o Caçador de Sombras traidor que todos pensavam que estava morto, suposto pai de Clary e marido de Jocelyn, mãe de Clary -, que o quer para transformar os humanos mesmo sabendo que alguns podem não resistir à transformação, o que resultaria em humanos mortos em massa.Ao decorrer da história Clary é traída, encontra um monte de demônios, passa por experiências de quase morte, se apaixona, se assusta, fica chocada…Misterioso, engraçado, romântico e às vezes tenso, Cidade dos Ossos caminha com sua história de forma natural, mas às vezes lenta e tem um final surpreendente! 

VOCÊ TEM QUE LER......

ACABARAM DE CHEGAR





                CIDADE DAS CINZAS
   
 Clary ainda tenta aceitar a sua nova vida como Caçadora de Sombras e os obstáculos aparecem cada vez mais em sua frente. Com o roubo dos dois primeiros Instrumentos Mortais pelo maldoso Valentim, o Cálice Mortal e a Espada da Alma, todas as suspeitas vão direto para Jace, o mais novo descoberto filho de Valentim e irmão de Clary, com a chegada da Inquisidora – que acredita que Jace esteja ajudando seu pai a roubar os Instrumentos.

Ao passar dos capítulos fica cada vez mais difícil de saber que caminho Jace seguirá: o perigoso,  junto com seu pai ou a luta dos Caçadores de Sombras contra Valentim para conseguir recuperar os Instrumentos Mortais. Clary merece um elogio, por não se tornar aquelas protagonistas chatas que lamentam não poder ficar junto de seu verdadeiro amor (no caso Jace, seu recém-descoberto irmão) e tenta partir para outra passando por um pequeno relacionamento com seu melhor amigo, Simon, mas acaba descobrindo que ninguém se compara a Jace.
Além da chegada da Inquisidora, várias mortes andam acontecendo pelo Submundo, até ser descoberto que estão sendo causadas por Valentim, que precisa do sangue dos seres do Submundo para poder utilizar a Espada da Alma e ganhar muito poder para destruir a Clary.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

PROJETO RODA DE LEITURA



ESCOLA 12 DE OUTUBRO E ENTIDADE FILANTRÓPICA CASA DA AMIZADE A.S.R. (ASSOCIAÇÃO DE  SENHORAS DE ROTARIANA) EM CONSONÂNCIA RESGATANDO ATRAVÉS DA LEITURA E A ESCRITA, QUE É A CHAVE QUE ABRE AS PORTAS PARA O MUNDO CULTURAL E INTELECTUAL VALORIZANDO O SABER.


                                                     ESTADO DE MATO GROSSO



SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

ESCOLA ESTADUAL “12 DE OUTUBRO”






“PROJETO “RODA DE LEITURA”
Construindo Saberes
E
Projeto Novas Gerações





Mirassol D`Oeste/MT

RELATÓRIO

Metodologia do projeto “Roda de Leitura”

Para formar leitores competentes e escritores eficazes é necessário que a leitura tenha início nos princípios pedagógicos na creche e na pré-escola, pautada na prática de educação voltada para o infantil: jogos e artes; leitura de imagem, brincadeiras, música e expressão corporal, buscando firmar sempre a  identidade da criança no espaço escolar, familiar e social.
Nas séries iniciais o trabalho é desenvolvido com a participação efetiva do professor no desenvolvimento das estratégias de leitura.
Exemplo - o professor de 1ª série escolherá uma história ou livrinho (poesia, fábula, conto, charge, vídeo,  etc.) para apresentar na sala de aula. Sendo que o primeiro passo é a pré-leitura, ela deverá acontecer a partir do título do texto. Nesta sondagem do saber empírico do aluno a respeito da temática, o educador deverá incentivar a participação do mesmo. Posteriormente a esta discussão, o professor deverá deixar o aluno entrar em contato com o livro, imagens para depois contar a história, após, pedir aos alunos  uma produção, seja ela um desenhe, em uma folha de papel, o que entenderam da história, deixando a imaginação das crianças fluírem de maneira natural. Este material servirá para culminância do projeto que pode ser uma oficina de leitura, um portfólio , uma amostra de teatro, etc.
Vamos tomar como exemplo de estratégia para o Ensino Fundamental 2 o trabalho desenvolvido na 3ª fase do 3º ciclo (8ª série).


Exemplo - o professor pedirá ao aluno para escolher um livro (poderão ser trabalhado outros gêneros tais como: fábulas, poesia, mitologia grega, histórias em quadrinhos, charge, crônica, propagandas, anúncios, receitas culinárias, etc.) que irá desenvolver no projeto, após ter escolhido o livro e trabalhado a parte teórica,  fazer as várias metodologias de leitura, orientando previamente o aluno quanto ao tipo e gênero (narrativos, descritivos, injuntivo poéticos, anúncios, bilhetes, quadrinhos, etc.)., foco narrativo, tempo cronológico, espaço, relação de causa e conseqüência, repetições de termos e ideias, implícito e explícito, inferência quando necessária, coesão e coerência, clímax, enredo, tempos verbais, variedades lingüísticas, intencionalidade e juízo de valor emitido pelo narrador.
Para que aconteça uma interpretação bem sucedida é necessário também observar o significado das palavras: sinonímia, antonímia, polissemia, homógrafas, homófonas, parônimas, denotação e conotação. O aluno deverá anotar tudo no caderno do projeto, após ter feito isso, o professor deve pedir aos educandos para trocar os livros já lidos. Repetir a metodologia usada no primeiro, e assim segue sucessivamente até todos os participantes, em um circulo de leitura e troca, ter rodado e lido todos os textos. Sendo que a cada livro lido, debater sobre as diferentes visões dos alunos que leram as histórias, sempre buscando reafirmar os traços interpretativos encontrados nos textos, fazer as inferências, buscando as marcas citadas no parágrafo anterior.


Outra preocupação do projeto está voltada para a ortografia, principalmente as reformas  que aconteceram recentemente.
Entre a proposta principal, que é a leitura reflexiva, mostrar aos alunos que a maior parte das histórias tradicionais prima pela clareza e pela nitidez da estrutura narrativa, bem como pela definição das personagens.
Para não existir grandes obstáculos à compreensão, deverá realizar no projeto  trabalhos do tipo: 
  •  treino de reconto oral
  • treino de reconto escrito
  • treino de resumo (resumos de várias dimensões)
  • dramatizações
  • ilustrações feitas individualmente ou em grupo 
  • Histórias em quadrinho e charge
Porém, o importante é fazer a roda girar e todos participarem  das produções de leitura de maneira dinâmica, ou seja, fazer fluir uma leitura atraente em todos os espaços, aulas, disciplinas, não deixando oportunidade para o aluno não querer ler, interpretar e recriar vários textos durante o ano letivo. É participar e aprender divertindo, sem nenhuma outra alternativa.
Uma importante parceria para ensinar o aluno a gostar de ler
O projeto roda de leitura teve início na escola 12 de Outubro há sete anos e já trouxe resultados positivos para o aprendizado, pois, a escola foi no ano de 2010 a primeira no IDEB no município de Mirassol D`Oeste/MT  e terceira no Estado de Mato Grosso.
Para contemplar esse trabalho veio de encontro o Projeto “Nova Geração” proposto pela ASR (casa de  amizade)  formando uma junção na tentativa de promover e incentivar a leitura e escrita na escola, pois, ambas sabem da importância que é ensinar o aluno ler e produzir textos com eficiência, sabem que  só através da leitura  o professor consegue levar o aluno a viajar por mundos desconhecidos, vivenciar  aventuras imagináveis, e além disso, prepará-los para o mundo real e competitivo que os esperam no futuro.
São trabalhos como este que transforma a sociedade e dá oportunidades de o educando  vivenciar  a prática da cidadania, o sucesso profissional, social e intelectual, colocando-o como ser pensante e participante  nos exercícios de valores para uma transformação na relação humana.
Esta prática provoca a interação, empatia, tolerância, maior envolvimento com o fortalecimento da amizade, o respeito, a capacidade de perdoar, está  no ato da leitura a reafirmação em formar cidadãos críticos e autônomos embasados em tais valores.
Para complementar o projeto “Roda de Leitura” a escola promove “a campanha do livro”, essa prática em junção com os livros adquiridos pela escola, e enviados pelo governo resulta em um acervo  com 3 mil 477 livros, além de gibis e a coleção enciclopédia Barsa. A arrecadação da campanha é de aproximadamente 100 a 120 livros ano, uma ajuda considerável para manter a biblioteca com um acervo que possibilite aos 399  alunos (crianças e adolescentes) a participar de uma leitura diversificada e atraente.
Portanto, a campanha da ASR de Mirassol D’Oeste   vem  confirmar a importância do Projeto Roda de Leitura na escola, dois trabalhos embasados num mesmo propósito que é acabar com a fama de que o Brasil é um país que não lê, coisa do passado, pois há muitas pessoas lutando em prol de um mesmo intuito; ensinar a criança a gostar de ler, isto é, fazer leitores.



quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Leitura na Biblioteca


A biblioteca é um lugar que oferece condições necessária a diferentes aprendizagens, inclusive a leitura, com importantes instrumentos para a formação dos leitores. A professora Ana Paula foi conferir com os alunos da 6º ano B, com uma leitura diferenciada.... 



segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A importância da Leitura....

Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. "Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores".A leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. A proximidade com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático. Ler também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras.
 Então, o que está esperando? Veja nossas recomendações e estimule seu filho a embarcar na aventura que só o bom leitor conhece.

Márcia Tim, professora de literatura 




                                                            O plantador de árvores 
Um rei seguia pela estrada com sua comitiva, quando viu um homem velho plantando uma arvorezinha.

Achou aquela atitude muito estranha, já que a árvore demoraria em crescer e, quando pudesse dar frutos, o velho, na certa, não estaria mais lá para aproveitar.

E então, o rei perguntou ao velho plantador de árvores por que insistia numa tarefa tão inútil. Ao que o homem respondeu:

- Fico feliz em plantar, mesmo não sendo eu quem vai colher. Não estamos aproveitando hoje as árvores que foram plantadas há muitos anos? Plantar é o que importa. Não o colher.

O rei considerou sábia a atitude do homem e, comovido, entregou um saco com muitas moedas de ouro como prêmio à sabedoria do plantador de árvores.

E ele agradeceu assim:

- Viu como são as coisas? Eu mal acabei de plantar e já estou colhendo frutos valiosos.
“O plantio é opcional, mas a colheita é obrigatória. Por isso, tenha cuidado com o que planta”. Pense nisso......
- Pensamento Chinês

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Livro Novo,,,,,

Continuação do livro Sussurro........

CRESCENDO
A vida de Nora Grey ainda está longe de ser perfeita. Sofrer uma tentativa de assassinato não foi a melhor das experiências, mas, pelo menos, Nora ganhou um anjo da guarda: Patch, que de angelical não tem absolutamente nada. Ele é lindo, irresistível, misterioso e está com ela. O problema é que ele sido cada vez mais evasivo, e, o pior: parece muito interessado na grande inimiga de Nora, Marcie Millar. Não fosse isso,  Nora jamais teria notado Scott Parnell, velho amigo da família que aba de voltar para a cidade. Ainda que Scott a deixe furiosa na parte do tempo, é impossível não se sentir atrida. Lá no fundo, porém ela tem certeza de que ele guarda um segredo.....