Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de abril de 2012

AÇÃO SOCIAL

No dia 14 de abril foi realizada na Escola Estadual 12 de Outubro uma ação social, com a missão de ser solidários com a sociedade. Foi ministrada palestras, que contou com a presença da nutricionista Drª Norma a respeito da "alimentação saudável", do Padre Edson falando a respeito do tema da campanha da fraternidade "que a saúde se difunda sobre a terra", teve participação de uma equipe de estética, fazendo massagens, limpeza de pele, penteados, sobrancelhas, corte de cabelo, uma de enfermeiros aferindo pressão e o teste de glicose, podóloga, professores que desenvolveu exposições de trabalhos com os alunos.






















terça-feira, 3 de abril de 2012

A PÁSCOA ESTE ANO É NO DIA 08 DE ABRIL...



A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.
 Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.
 No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques. Festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade.


Site: Espaço Seraphis Bey

quinta-feira, 29 de março de 2012

EQUIDNA: Mamífero que bota ovos?








                           A equidna é um curioso mamífero que vive na Austrália e que reúne características de vários outros animais, como: 1) das aves - ovíparo, com longo bico córneo; 2) dos marsupiais - mamas situadas numa bolsa ventral; 3) dos ouriços - pêlos transformados em espinhos; 4) dos tamanduás - língua pegajosa e regime alimentar (formigas e cupins ); 5) das toupeiras - hábito fossador. Os équidnas são mamíferos monotremas [mamíferos que pões ovos], e são animais representativos de uma linha de transição entre répteis e mamíferos.  São compostos de tantos elementos que pertencem a diferentes grupos que lembram e são parentes dos ornitorrincos ou platipus, outro animal monotrema.   Eles põem ovos cujo aparência exterior é de couro, como acontece com os  répteis.  Mas também desenvolvem uma maneira de aleitar seus pequenos, através da pele da barriga,  pois não apresentam nenhuma teta.  É como se suassem o leite materno que alimenta a cria.
São também animais que vivem muito tempo.  Uma das fêmeas que está sendo observada pelos pesquisadores, tem aproximadamente 45 anos e ainda é fértil.  São animais muito pacíficos.  Noturnos.  Alimentam-se de invertebrados.  E têm um cérebro de dar inveja!  Grande!  Como o usam?  Não sabemos.
Site: Diariodabiologia 

segunda-feira, 5 de março de 2012

UM DIA DE PESQUISA NA BIBLIOTECA


Os alunos da 4ª B realizaram nessa ultima quinta-feira uma pesquisa na biblioteca, onde eles demonstraram interesse pela leitura.















quinta-feira, 1 de março de 2012

12 DE MARÇO COMEMORA O DIA DO BIBLIOTECÁRIO


No Brasil, o dia do Bibliotecário, foi instituído pelo Decreto nº 84.631, de 12 de abril de 1980, a ser comemorado em todo o território nacional a 12 de março, data do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta, Manuel Basto Tigre.






Num país como o Brasil, onde as disparidades sociais transformam o livro em privilégio, o Bibliotecário tem a importância de um agente cultural e função pedagógica inquestionável. O artigo 3º do Código de Ética Profissional determina que o Bibliotecário deve “preservar o cunho liberal e humanista de sua profissão, fundamentado na liberdade da investigação científica e na dignidade da pessoa humana”. Essa obrigação, que deve ser cumprida como missão, contribui para uma sociedade mais justa, apesar de todas as limitações que impuseram, ao longo de anos, a desvalorização profissional, tais como: baixos salários, atividades insalubres e estressantes e falta de investimentos em treinamento e de reconhecimento, pelo mercado, de suas competências.

          No Brasil, o Bibliotecário é encarado como um profissional “menor”, qualquer que seja o seu nível cultural, e muitos se surpreendem com a exigência de graduação universitária para o exercício da profissão.

Revista Museu.2003



AULA NA BIBLIOTECA



A iniciativa que a  Professora Fatima teve possibilitou os seus alunos a ter contato com os livros fazendo com que eles tenham interesse pela leitura e incentiva a ler.














quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Parabéns a todas as mulheres guerreiras, no dia 8 de março comemoramos o dia internacional da mulher, uma data que é comemorada devido as grandes conquistas que as mulheres conseguiram ao longo dos tempos. Essa poesia é uma homenagem para todas as mulheradas....




MULHER

você que busca no dia a dia sua
independência, sua liberdade, sua

identidade própria;
Você que luta profissional e 

emocionalmente, para ser 
valorizada e compreendida;
Você que a cada momento tenta ser a

companheira, a amiga, a "rainha do lar";
Você que batalha incansavelmente por seus

próprios direitos e também por um mundo
mais justo e por uma sociedade sem
violências;
Você que resiste aos sarcasmos daqueles

que a chamam de, pejorativamente, de
feminista liberal e que já ocupa um 
espaço na fábrica, na escola, na 
empresa e na política;
Você, eu, nós que temos a capacidade de

gerar outro ser, temos também o dever de
gerar alternativas para que a nossa Ação
criadora, realmente ajude outras
mulheres  a conquistarem
a liberdade de Ser...


 Autora: Ilsa da Luz Barbosa