Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

LIVROS NACIONAIS QUE INSPIRAM FILMES E SÉRIES

Nada inspira a indústria cinematográfica como um bom livro. E quem  nunca saiu do cinema comparando uma obra com a outra?
Eis, algumas obras nacionais que viraram filmes de grande sucesso.

 
A Hora da Estrela – Clarice Lispector


Clássico de Lispector, conta a história de Macabéa, uma nordestina feia, jovem e desajeitada, sem dinheiro, sem cultura, sem identidade e sem história que vai viver em São Paulo. Deu origem a filme brasileiro de mesmo nome, filmado em 1985.



Estação Carandiru – Drauzio Varella

  
O dia-a-dia de um médico que atende no presídio de segurança
 máxima de Carandiru, convivendo com a realidade dos prisioneiros atrás das grades. Baseados em fatos reais e na experiência do próprio Drauzio Varella.
 

 

Elite da Tropa
– Luiz Eduardo Soares – André Baptista –
Rodrigo Pimentel
 
Um dos filmes brasileiros mais comentados, assistidos e pirateados de todos os tempos, foi inspirado em livro do antropólogo Luiz Eduardo Soares com dois policiais. As obras mostram de forma crua as contradições daviolência, do tráfico de drogas e da polícia do Rio de Janeiro.
 

 
Cidade de Deus – Paulo Lins


Retrato da favela Cidade de Deus, no Rio: seus moradores, o meio criminal, a corrupção da polícia. Deu origem ao filme de Fernando Meirelles. Filme e livro “irmãos” de Carandiru
 
 
 
 
 
Dom Casmurro – Machado de Assis
 

 

Uma das obras máximas da literatura brasileira, e obra prima do autor, leitura indispensável para qualquer um. Recentemente a rede globo filmou uma microsérie baseada no romance
 



Cazuza – Só as Mães são Felizes – Lucinha Araújo



Sob a forma de depoimento, Lucinha Araujo narra a vida e os conflitos de seu filho Cazuza, um dos maiores nomes do rock brasileiro. Através das obras acompanhamos não só o dia-a-dia de Cazuza, mas de toda uma época, juntamente com outros inportantes nomes da música brasileira.

 
 
Olga – Fernando Morais

Narra a história da judia alemã Olga Benário Prestes (1908-1942). Militante comunista desde jovem, Olga é perseguida pela polícia e foge para Moscou, onde faz treinamento militar. É encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes ao Brasil para liderar a Intentona Comunista de 1935, se apaixonando por ele na viagem. Livro escrito por Fernando Morais, filme dirigido por Jaime Monjardim.


UMA DICA!
Leia o livro e compare com o filme! VALE A PENA!

FONTE:
E-BOOK GRÁTIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário