Os maias, povo cuja origem remota aos anos 2.000 a 1.500 antes de nossa era, viviam no México e na América Central e são apontados como culpados po afirmar que o mundo vai acabar. este boato surgiu porque os maias adoravam estudar o tempo e desenvolveram calendários avançadíssimos.
Eles registravam a variedade de posições do sol, as fases da lua, as constelações. Essas informações eram importantes para planejar as épocas de plantio e colheita, prevenir-se de secas ou inundações e sim, garantir o bem-estar da comunidade. Os maias organizavam o tempo em eras, compostas por 5.125 anos cada uma, ou 13 baktunes, na lígua maia. Só que, para os maias, o fim de uma era significava o início de outra, em uma constante renovação. As datas eram apenas referências para indicar a passagem das dias. Mas não exiatia um fim nessa contagem!
Se espalhou rapidamente que a idéia dos maias, com seu conhecimento sobre o tempo, teriam previsto um grande acontecimento em 2012. Esta data significava para os maias o fim de uma era, e não do mundo. Que esta previsto para 21 de dezembro de 2012, portanto é o fim de uma era e não do mundo!
Essa era a crença da cultura maia, desconhecida para o resto do mundo. Nossa, quanta confusão.
Revista: Ciências hoje
Nenhum comentário:
Postar um comentário