ESCOLA 12 DE OUTUBRO E ENTIDADE FILANTRÓPICA CASA DA AMIZADE A.S.R. (ASSOCIAÇÃO DE SENHORAS DE ROTARIANA) EM CONSONÂNCIA RESGATANDO ATRAVÉS DA LEITURA E A ESCRITA, QUE É A CHAVE QUE ABRE AS PORTAS PARA O MUNDO CULTURAL E INTELECTUAL VALORIZANDO O SABER.
ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL “12 DE OUTUBRO”
“PROJETO “RODA DE LEITURA”
Construindo Saberes
E
Projeto Novas Gerações
Mirassol D`Oeste/MT
RELATÓRIO
Metodologia do projeto “Roda de Leitura”
Para formar leitores competentes e escritores eficazes é necessário que a leitura tenha início nos princípios pedagógicos na creche e na pré-escola, pautada na prática de educação voltada para o infantil: jogos e artes; leitura de imagem, brincadeiras, música e expressão corporal, buscando firmar sempre a identidade da criança no espaço escolar, familiar e social.
Nas séries iniciais o trabalho é desenvolvido com a participação efetiva do professor no desenvolvimento das estratégias de leitura.
Exemplo - o professor de 1ª série escolherá uma história ou livrinho (poesia, fábula, conto, charge, vídeo, etc.) para apresentar na sala de aula. Sendo que o primeiro passo é a pré-leitura, ela deverá acontecer a partir do título do texto. Nesta sondagem do saber empírico do aluno a respeito da temática, o educador deverá incentivar a participação do mesmo. Posteriormente a esta discussão, o professor deverá deixar o aluno entrar em contato com o livro, imagens para depois contar a história, após, pedir aos alunos uma produção, seja ela um desenhe, em uma folha de papel, o que entenderam da história, deixando a imaginação das crianças fluírem de maneira natural. Este material servirá para culminância do projeto que pode ser uma oficina de leitura, um portfólio , uma amostra de teatro, etc.
Vamos tomar como exemplo de estratégia para o Ensino Fundamental 2 o trabalho desenvolvido na 3ª fase do 3º ciclo (8ª série).
Exemplo - o professor pedirá ao aluno para escolher um livro (poderão ser trabalhado outros gêneros tais como: fábulas, poesia, mitologia grega, histórias em quadrinhos, charge, crônica, propagandas, anúncios, receitas culinárias, etc.) que irá desenvolver no projeto, após ter escolhido o livro e trabalhado a parte teórica, fazer as várias metodologias de leitura, orientando previamente o aluno quanto ao tipo e gênero (narrativos, descritivos, injuntivo poéticos, anúncios, bilhetes, quadrinhos, etc.)., foco narrativo, tempo cronológico, espaço, relação de causa e conseqüência, repetições de termos e ideias, implícito e explícito, inferência quando necessária, coesão e coerência, clímax, enredo, tempos verbais, variedades lingüísticas, intencionalidade e juízo de valor emitido pelo narrador.
Para que aconteça uma interpretação bem sucedida é necessário também observar o significado das palavras: sinonímia, antonímia, polissemia, homógrafas, homófonas, parônimas, denotação e conotação. O aluno deverá anotar tudo no caderno do projeto, após ter feito isso, o professor deve pedir aos educandos para trocar os livros já lidos. Repetir a metodologia usada no primeiro, e assim segue sucessivamente até todos os participantes, em um circulo de leitura e troca, ter rodado e lido todos os textos. Sendo que a cada livro lido, debater sobre as diferentes visões dos alunos que leram as histórias, sempre buscando reafirmar os traços interpretativos encontrados nos textos, fazer as inferências, buscando as marcas citadas no parágrafo anterior.
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